segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Orocentro realiza dois dias de exames preventivos em caminhoneiros.


Estima-se que cerca de 200 caminhoneiros terão passado por exame preventivo de câncer de boca até as 17h de terça –feira (06/11) durante o evento “Mais saúde na estrada” realizado pela Centrovias no Km 222 da Rodovia Washington Luiz, próximo à Cidade de São Carlos. A Equipe do Orocentro esteve durante todo o dia de ontem (05/11) e continuará hoje (06/11) examinando e oferecendo orientação sobre hábitos e atitudes preventivas a todos os que passarem pelo posto de atendimento.
Esta é quinta vez que o Orocentro participa deste projeto juntamente com profissionais de outras áreas da saúde convidados pela Centrovias. O objetivo do evento é despertar no caminhoneiro o interesse para os cuidados com a própria saúde, diminuindo assim o risco de acidentes nas estradas.
Numa das ocasiões em que o Orocentro participou desta iniciativa, um caso de câncer em estágio avançado foi diagnosticado e encaminhado para tratamento no Hospital Amaral Carvalho. De acordo com Dr. Antônio Geraldo Bortolucci Jr., que coordena as ações de prevenção Orocentro e Hospital Amaral Carvalho, este tipo de iniciativa pode ser decisiva na vida de um caminhoneiro. “Pelo fato de terem uma rotina itinerante, as dificuldades de diagnóstico do câncer são maiores, tanto quanto o tratamento.”
Dr. Bortolucci é responsável pelo programa de prevenção de câncer de boca do Hospital Amaral Carvalho desde 2003. Atualmente são 30 cidades do interior do estado de São Paulo assistidas através da ação multiplicadora de profissionais que vêm até Jaú para receber treinamento e orientação ao longo de um ano. Este ano, a equipe do Orocentro está planejando ações de prevenção simultâneas nestas cidades no dia 27 de novembro – dia nacional de combate ao câncer.