quarta-feira, 9 de abril de 2008

Orocentro é responsável pelo Programa Permanente de Prevenção do Câncer de Boca


O Orocentro, clínica odontológica em Jaú, é responsável pelo Programa Permanente de Prevenção do Câncer de Boca (PPPCB), em parceria com o Hospital Amaral Carvalho (HAC). Neste ano, o Programa inicia-se no dia 16 de abril. É o quarto ano consecutivo deste bem sucedido Programa. Os objetivos do PPPCB são:
- Prevenção e detecção precoce de lesões malignas da boca;
- Conscientizar a população quanto ao câncer de boca;
- Orientar quanto à necessidade do auto-exame;
- Quantificar a população atingida;
- Diminuir a incidência de tumores avançados encaminhados pelo Hospital Amaral Carvalho e outros hospitais de referência.

A partir do dia 16/04/08, quinzenalmente, às quartas-feiras, o Orocentro receberá pacientes com casos de câncer bucal. Profissionais dos postos da rede pública de Jaú e cidades vizinhas são treinados e capacitados pelo Orocentro e, assim, estão aptos a encaminhar pacientes para o Programa Permanente de Prevenção do Câncer de Boca. Os casos são analisados com coordenação do Dr. Antônio Geraldo Bortolucci Jr. e equipe do Orocentro.

O Dr. Antônio Geraldo Bortolucci Jr., do Orocentro, responsável pelo PPPBC, alerta que lesões em fase inicial são curáveis e é preciso realizar o auto-exame da boca periodicamente. Veja abaixo algumas dicas:

Como realizar o auto-exame
1-Diante do espelho, procure em seu rosto e pescoço algum sinal diferente;
2-Lave bem a boca e, se for o caso, remova as próteses dentárias;
3-Lábios: examine por dentro, em cima e embaixo, procurando manchas brancas ou feridas;
4-Boca: abra bem a boca e observe a garganta. Examine também o céu da boca;
5-Língua: observe a parte de cima, puxe-a para a direita e para a esquerda. Coloque a ponta da língua no céu da boca e examine o assoalho. Abra bem a boca e estique a bochecha dos dois lados.

O que procurar
: mudança na cor da pele e mucosas (manchas brancas ou vermelhas); irritações debaixo de próteses; feridas que não cicatrizaram em três semanas; inchações; áreas dormentes; dentes quebrados ou amolecidos; endurecimento ou caroços na boca ou no pescoço. Se notar algumas destas anormalidades, procure imediatamente um dentista ou um médico, que julgará a necessidade de consultar um especialista.